O Procon-SP notificou a empresa Eventim Brazil para, no prazo de sete dias, apresentar informações e documentos relacionados à comercialização de ingressos para diversos shows realizados e a realizar, em São Paulo. A grande quantidade de reclamações de consumidores relatando dificuldades para a compra de ingressos, que têm sido recorrentes, motivaram a Fundação a adotar a medida.
Na notificação, enviada e recebida nesta sexta-feira, 11 de agosto, o Procon-SP solicita que a empresa informe a quantidade de ingressos comercializados na pré-venda e ao público consumidor em geral, via internet/meio eletrônico e bilheterias; que especifique as modalidades inteira e meia-entrada, os setores (pista/vip/premium/camarote etc.) e os respectivos valores cobrados em cada um dos shows, com comprovação documental.
O Procon-SP também quer explicações sobre o tempo decorrido entre o início das vendas e o esgotamento dos ingressos disponíveis, em cada um dos eventos, considerando que há relatos de consumidores de que em 3 minutos já não havia mais ingressos disponíveis; se há imposição de limites para a compra dos ingressos ao público consumidor em geral e como os consumidores eram avisados desta limitação.
Além disso, a Eventim precisará explicar como há ingressos à venda em plataformas digitais de terceiros a preços acima dos oficiais, enquanto no site oficial foram rapidamente esgotados; quais os mecanismos adotados para se evitar que grandes quantidades de ingressos cheguem às mãos de “cambistas” e empresas terceirizadas, dentre outros esclarecimentos importantes para os especialistas do órgão de defesa avaliarem.
Assessoria de Imprensa | Procon-SP
[email protected] | (11) 3824-7277 / 7276 / 7168
Ricardo Muza | (11) 9 9963-1648 | [email protected]
Sobre o Procon-SP
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-SP é uma instituição jurídica de direito público com autonomia técnica, administrativa e financeira, cuja missão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, além de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores no estado de S. Paulo. Atualmente, o Procon-SP possui mais de 500 servidores e especialistas das mais diversas áreas, incluindo sua equipe de fiscalização e oito unidades regionais, atua de forma conveniada em mais de 370 municípios paulistas, além de realizar atendimento presencial em algumas unidades do Poupatempo e Delegacias de Polícia na Capital. Em 2022, o Procon-SP recebeu mais de 740 mil reclamações, das quais em torno de 80% foram solucionadas por meio de ações de mediação que oferece aos consumidores. Também realiza de ações de orientações, cursos, palestras e pesquisas. Criada pela Lei nº 9.192, de 23/11/1995 e pelo Decreto nº 41.170 de 23/09/1996, a Fundação Procon-SP é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e todo seu atendimento é feito de forma gratuita para todos os cidadãos residentes no estado de São Paulo. Visite nosso site